quarta-feira, 30 de abril de 2014

TAREFA 3

TAREFA 3: Decorar a Escola com as cores da Seleção/País adotado.


Para decorar a EMEI Nadal, escolhemos as cores presentes na bandeira da CORÉIA DO SUL, país adotado pela nossa Escola. Sendo assim, Vermelho, Azul, Branco e Preto trouxeram mais cor e alegria para nossos espaços de convivência.

Cada turma, à sua maneira, realizou atividades para contextualizar as crianças a respeito do assunto trabalhado, bem como reaproveitou materiais para enfeitar os espaços da Nadal.












DECORAÇÃO FINAL: TAREFA CONCLUÍDA!




OBS.: O Mural que aparece nas fotos é mais uma tarefa em elaboração. Em breve postaremos esta tarefa concluída. As turmas estão super empolgadas com sua elaboração!

TAREFA 2

TAREFA 2: Construir um mascote relacionado à Seleção/País adotada e nomeá-lo (a).

Pesquisando a respeito da CORÉIA DO SUL, país adotado pela EMEI Nadal na Gincana Solidária, descobrimos que o animal característico deste país é o Tigre Siberiano (fonte Wikipédia). Infelizmente a tal espécie encontra-se em extinção. Sendo assim, escolhemos a LEBRE, um animal que lá encontra-se em grande quantidade e, ainda, que sobrevive aos impactos ambientais, é rápida e tem um porte pequeno.

A turma do Jardim A, então, decidiu por construir uma lebre como Mascote. Para realizar esta tarefa utilizou vários materiais recicláveis: papelão, tinta tempera e jornal. Para a confecção do "uniforme" do Mascote utilizaram retalhos de TNT nas cores da bandeira da Coréia do Sul.

A partir da construção do mascote, em roda de conversa,  as crianças sugeriram vários nomes. A turma decidiu por votação que seu nome seria RABITO. Para apresentá-lo ao restante das turmas, desfilaram com Rabito pelos espaços da escola.






TAREFA 1

ENUNCIADO: Elaborar bandeira da Equipe utilizando as cores oficiais da Seleção/País adotado.


Para  a confecção bandeira da CORÉIA DO SUL, país escolhido pela nossa escola, utilizamos materiais reciclados. Um banner em desuso serviu de base; ele foi pintado com guache misturada à cola branca para maior fixação. Com jornais velhos foram feitas bolinhas com o papel amassado, que foram pintadas com guache e coladas à uma base de papelão, centralizada na bandeira.

A fim de contextualizar para as crianças, cada turma fez uma roda de conversa, em que as educadoras explicaram nossa participação na GINCANA SOLIDÁRIA, bem como as atividades que iríamos realizar, situando as turmas, conforme a faixa etária, no assunto e nas propostas das quais estamos participando.

A bandeira da Coréia do Sul relaciona-se muito com a proposta da nossa escola e com a qual nos identificamos muito. Ela tem o símbolo central representando o YANG (vermelho) e o YING (azul), num círculo dividido, antigo símbolo do universo originário da China - sendo o vermelho para cima e o azul para baixo. Esses dois opostos expressam o dualismo do cosmo, a eterna dualidade: fogo e água; dia e noite; escuridão e luz; construção e destruição; macho e fêmea; ativo e passivo; calor e frio; mais e menos; o ser e o não-ser; a vida e a morte; etc. sugerindo o "caminho do meio" ou o "equilíbrio". A presença da dualidade dentro do Absoluto (unidade essencial de todo um ser) indica o paradoxo da vida e a impossibilidade de aprendê-la integralmente.

As combinações de barras representam os quatro pontos cardeais e os quatro mares que limitam o globo. Os quatro trigramas em cada canto sugerem posição e equilíbrio. As barras são apenas de dois tipos (curtas e longas).

  • As três linhas inteiras representam o CÉU;
  • As três linhas quebradas do lado oposto representam a TERRA;
  • Na extremidade inferior esquerda da bandeira, há duas linhas inteiras com uma partida no meio. Isso simboliza o FOGO;
  • Do lado contrário o símbolo da ÁGUA;



Veja as fotos do passo a passo realizado pelos MATERNAIS 2 ao confeccionar a bandeira:








BANDEIRA PRONTA!!!



E FOI DADA A LARGADA!!!

Iniciou-se a GINCANA SOLIDÁRIA da Prefeitura de Porto Alegre!

A EMEI Dom Luiz de Nadal, desde o começo desta semana, vem realizando as tarefas, participando como EQUIPE NADAL 2014. O país que escolhemos como inspiração foi CORÉIA DO SUL.


As tarefas foram encaminhadas às escolas e devem ser cumpridas, cada uma no seu prazo. Por isso, estamos atualizando nosso Blog para compartilhar o que a escola vem construindo com as crianças nesta Gincana.


Seguem as tarefas e sua respectiva realização! Bom proveito!


TAREFA 1
TAREFA 2
TAREFA 3
TAREFA 4
TAREFA 5
TAREFA 6
TAREFA 7
TAREFA 8